Search This Blog

Monday, May 23, 2011

Quais os significados dos nomes de Deus?






             Existem três nomes que o Antigo Testamento emprega
que geram diversas combinações. São eles Elohim, Adonai  e
yahweh. Esses  nomes  são usados muitas vezes para forma-
rem termos que indiquem o caráter de Deus.
             O  primeiro  nome de Deus que apareçe na bíblia é Elo-
him, no capítulo primeiro de Gêneses, versículo um." No prin-
cípio criou Deus[ Elohim] os céus e a terra" Elohim é um subs-
tantivo  plural,  mas sempre acompanha um verbo no singular
quando se relaciona com o Deus verdadeiro,  pois Elohim tam-
bém era usado para falsos deuses.E não se  sabe o verdadeiro
significado da palavra, sabendo apenas que transmite sentido
de "força" e "poder." 
             O nome  Adonai  significa  "Mestre"  ou  "Senhor" É um
termo   que  não  possui  aplicação  apenas  em  Deus,  sendo
empregado  também  para  designar  homens que são mestres
ou senhores sobre outros homens.  Geralmente Adonai é con-
jugado  com  Elohim ,  mostrando  que  Deus  é  o Mestre e Se-
nhor e nós humanos, somos apenas servos.
             O nome  yahweh significa Jeová.  Elohim  e  Adonai po-
dem  ser  usados  para outros seres, agora Yahweh não. Esse
nome é exclusivo de Deus. Uma  transliteração  alternativa se-
ria  "Jeová".   Revela o "Deus Eterno e Incriado".  Foi esse no-
me o reveladoa Moisés em Êxodo 3:13-14.
            "Então,  disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos
 filhos de Israel e  lhes disser:   O Deus de vossos pais me en-
viou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes
direi? E disse Deus a Moisés: Eu Sou O Que Sou. Disse mais:
Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós."
Yahweh   é  o nome que Deus se deu em aliança ao seu povo.

         

No comments:

Post a Comment

NÃO SAIA SEM COMENTAR.